Linha 1 –  Leitura, Literatura e Cultura

Docente:Adriana de Borges Gomes
Título:Cultura e intertextos: metaficção, identidade e recepção em produções contemporâneas hispânicas e latino-americanas
Descrição:   Projeto de Pesquisa tem como linha investigativa as relações culturais e identitárias; intertextuais e metaficcionais de produções artísticas e literárias hispânicas e latino-americanas contemporâneas, na observância de que tais produções configuram um eixo de confluências temáticas. A literatura latino-americana pode ser depreendida numa escala continental, colaborando com a literatura hispânica na sua conformação imago mundi, englobando a realidade heterogênea de culturas e identidades. Assim, as literaturas hispânicas e latino-americanas acolhem-se num fluxo coletivo de temas e linguagens na diversidade de suas nações, nutrindo seu imaginário compartilhado, alcançando representatividade de seus pensamentos, sentimentos, realizações, construções, bem como de seus desejos, mitos, fantasias, espelhos de suas expressões artísticas e culturais. O Projeto objetiva examinar as diversas tonalidades discursivas de expressão literária de culturas hispânicas e latino-americanas, que se articulam em diálogos com distintas linguagens artísticas, como música, artes visuais, cinema, teatro, entre outras, romovendo, assim, um debate multidisciplinar com outros campos epistemológicos.
Docente:Daniela Galdino Nascimento
Título:Autorias Lésbicas, Bissexuais E Trans Na Literatura Brasileira Contemporânea: Rasuras E Diálogos Transgressores A Partir Do Circuito Profundanças
Descrição:   Esta proposta de pesquisa está integrada às ações do Grupo de Pesquisa LEALL – Linguagens e Educação: Alfabetização, Leitura, Linguística e Literatura (CNPq/UNEB) e se relaciona com o mapeamento e estudo da produção literária de escritoras brasileiras contemporâneas, com foco nas antologias (e-books) do projeto Profundanças publicadas nos anos de 2014, 2017 e 2019. Consideramos Profundanças como um circuito editorial alternativo ao grande mercado e que, na sua potência agregadora, já mapeou e publicou 51 (cinquenta e uma) escritoras – em sua maioria inéditas. Importante salientar que o termo escritoras, no contexto de Profundanças, ultrapassa o binarismo nas relações de gênero, alcançando lésbicas, bissexuais e pessoas trans não-binárias; além disso, contempla também mulheres negras e suas autorias historicamente negadas pelo cânone. Com a finalidade lançar um olhar analítico adequado à amplitude desse circuito editorial, esta proposta será desenvolvida em diálogo com outra pesquisa em andamento, intitulada “Escritoras Negras em Profundanças: diálogos contrahegemônicos” (aprovada no Edital Afirmativa UNEB nº 067/2019, com vigência até outubro de 2020), a partir da qual temos desenvolvido estudo comparativo de 18 (dezoito) escritoras negras publicadas pelo circuito editorial Profundanças. Desse modo, o presente projeto de pesquisa forma uma sequencialidade ao destacar, no universo de Profundanças, a autoria de escritoras lésbicas, bissexuais e trans não binárias. Ao todo serão estudadas 12 (doze) escritoras com baixa inserção no contexto editorial à época da participação nas referidas antologias. Considerando que a pesquisa irá contemplar coletâneas com caráter híbrido, as análises irão se voltar para as intersecções entre as linguagens literária e fotográfica nas suas potencialidades transruptivas (Cf. BHABHA, 1996; 2010). Serão observados, nos ensaios fotográficos que compõem as antologias Profundanças 1, 2 e 3, a constituição de visualidades contrahegemônicas, a autorrepresentação de artistas lésbicas, bissexuais e trans não binárias, o combate aos estereótipos de gênero. As transgressões operadas no espaço enunciativo (Cf. BHABHA, 2010) serão analisadas levando em consideração as especificidades da autoria lésbica, bissexual e trans (aqui entendidas como contrautoridades discursivas, Cf. BHABHA, 2010), o rompimento dos processos históricos de silenciamento e interdição à capacidade produtiva, artística e intelectual de tais sujeitas. Os percursos analíticos serão norteados pelas confluências identificadas nos modos de fazer literatura experimentados pelas escritoras nordestinas Calila das Mercês, Raquel Galvão (Profundanças 1), Ana Mendes, Haísa Lima, JeisiEkê de Lundu, Mel Andrade (Profundanças 2), A Luz Bárbara, cynthia cy barra, Géssyka Santos, Isabelly Moreira, MonaRios e Odailta Alves (Profundanças 3), a partir de um olhar interseccional que contemple as questões de gênero e raciais. De tal modo, esta proposta se situa no entrelugar dos estudos literários por desafiar os movimentos canônicos que têm invisibilizado e sedimentando o silenciamento histórico de vozes dissidentes nos campos intelectual e literário (Cf. ALVES, 2005; ANZALDÚA, 2000; BUTLER, 2016; DUARTE, 2003; HOLANDA et PAIVA, 2015; HOOKS, 1995; LORDE, 2019; SCHMIDT, 2002).
Docente:Elizabeth Gonzaga de Lima
Título:Literatura em conexão: linguagens comunicacionais dos meios de massa e das mídias digitais
Descrição:   A investigação “Literatura em conexão: linguagens comunicacionais dos meios de massa e das mídias digitais” é uma de minhas atividades como docente de Dedicação Exclusiva na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O projeto integra o Grupo de Pesquisa “Estudos de Produção e Recepção em Cultura e Linguagens”, da linha de pesquisa 1, Leitura, Literatura e Cultura do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens. O projeto deriva da pesquisa “Diálogos entre literatura, tecnologia e artes”, desenvolvida anteriormente. A presente investigação busca adensar os estudos acerca dos hibridismos produzidos nas conexões estabelecidas pela literatura com linguagens comunicacionais dos meios de massa e das mídias digitais. Nessa próxima fase de estudos, a pesquisa se concentrará no levantamento e análise de processos elaborativos que deslocam e, ao mesmo tempo, friccionam as criações da literatura lastreadas pelo universo impresso, livresco e canônico para a construção de objetos de natureza verbo-voco-visuais, audiovisuais e multimidiáticos. Os produtos literários frutos desses intercâmbios serão examinados à luz do entendimento de Josefina Ludmer (2010, 2013), a respeito das “escritas diaspóricas”, em virtude de tais escritas atravessarem as fronteiras da literatura, da ficção, permanecendo dentro e fora dessas duas fronteiras. Nessa esteira, consideram-se ainda as reflexões de Florência Garramuño (2014) sobre as formas de inespecificidade e não pertencimento, as quais denotam a condição estética contemporânea que se materializa em textos, vídeos, documentários, entre outros formatos. A partir desses pressupostos, o objetivo deste projeto é investigar de que maneira a literatura vem estabelecendo conexão com linguagens comunicacionais dos meios de massa e das mídias digitais, configurando inferfaces híbridas, ao mesmo tempo em que desvela experiências estéticas de produtores e consumidores, abalando formulações tradicionais próprias do campo literário. O corpus da pesquisa abarcará produções impressas e aquelas elaboradas nas mídias digitais, em plataformas sociais, narrativas, de streaming de vídeo e de áudio; em circuitos alternativos que surgiram na esteira dos novos modos de produção e circulação de produtos literários híbridos. O referencial teórico compreenderá o trabalho de estudiosos que desenvolvem reflexões acerca do estudo das mídias e da literatura em perspectiva artístico-cultural, a exemplo de Andreas Huyssen (2015), Henry Jenkins (2009), Néstor Canclini (2008; 2011), entre outros. Para dar conta de atender ao percurso investigativo, e no intuito de executar e repercutir este projeto, serão envolvidos na pesquisa estudantes bolsistas de Iniciação Científica, de Trabalhos de Conclusão de Curso na Graduação em Letras da UNEB (DCH I), estudantes de Mestrado e Doutorado em do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia (PPGEL/UNEB).
Docente:Gildeci de Oliveira Leite
Título:Xangô, A Corte De Orixás, Inquices E Vodus: Experiências Poéticas E Narrativas
Descrição:  O projeto”XANGÔ, A CORTE DE ORIXÁS, INQUICES E VODUS: EXPERIÊNCIAS POÉTICAS E NARRATIVAS” antes nominado “XANGÔ, CONHECIMENTO NAGÔ NA BAHIA: UMA EXPERIÊNCIA AFONJÁ” pretende comprovar a existência de paradigmas de pensamentos afro-baianos em produções artísticas que se constituem elementos propagadores da cultura negra, gerando e difundindo conhecimento, além de desconstruir propostas globalizantes de standartização do conhecimento e da cultura. Para tal intuito será utilizado o método qualitativo, também técnicas da biografemática como definido por Roland Barthes e apropriada por Leite (2017), tendo em vista o conceito de vidarbo ou a relação vida e obra. Dentre os resultados pretendidos Palavras-chave: Literatura de axé — Mitologia afro-brasileira — biografemática — Literatura Baiana — Literatura brasileira — Literatura afro-brasileira.
Docente:Luciana Sacramento Moreno
Título:Literatura e Periferia
Descrição:  Estuda textos da literatura brasileira contemporânea cujos autores sejam sujeitos que tratam da cultura da periferia como cenário e/ou personagem e também sejam oriundos desses espaços, conheçam seus dramas, experiências, vivências por terem elaborado sua formação pessoal, cidadã, intelectual, leitora dentro de localidade, chamadas de periféricas. Aqui entendemos periferia como as comunidades geográficas que se localizam ao redor do centro, muitas vezes, marginalizadas e até mesmo inferiorizadas pelas classes sociais mais abastadas economicamente e com maior acesso ao poder político e/ou econômico. Por consequência disso, tais espaços são legado uma organização estrutural urbana deficitária, o que reverbera na ausência de espaços públicos de lazer e arte, como também de instituições educacionais de qualidade. Assim, são autores que emergem desses espaços e o utilizam como tema, o nosso foco nesse grupo de pesquisa.
Docente:Márcia Rios da Silva
Título:Textualidades e práticas de recepção: histórias de rupturas e continuidades
Descrição:  O presente projeto de pesquisa objetiva um estudo de recepção de produções textuais literárias, artísticas e culturais, efetivada em contextos sociais marcados por distintos suportes de circulação. O estudo proposto, orientado pela indagação dos modos de ler gestados por diferentes experiências de recepção, amplia a investigação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia, ao considerar agora uma sociedade atravessada por suportes digitais arrojados. Tais modos de ler, sejam aqueles realizados pelos leitores ditos comuns ou especializados, sejam aqueles promovidos por agentes criadores, podem ser pensados a partir das noções de residual, dominante e emergente elaboradas por Raymond Williams em seu estudo sobre cultura e sociedade. Para o desenvolvimento deste projeto, tornam-se imprescindíveis as contribuições de Jacques Rancière sobre a emancipação do espectador, de Nicolas Bourriaud, que aborda de modo renovado a apropriação de produtos artísticos na contemporaneidade, e de George Yúdice acerca dos usos da cultura, em tempos de globalização, no âmbito da economia criativa. São de contribuição inegável o clássico estudo de Hans Robert Jauss sobre a recepção da literatura, em perspectiva histórica, como desafio à teoria literária, e o do pesquisador da comunicação Jesús Martín-Barbero, por seu entendimento do fenômeno da recepção, na qual se apresentam processos de negociação de sentidos e mediações variadas. São relevantes ainda as reflexões de Pierre Bourdieu acerca da estrutura e do funcionamento dos campos artístico e literário, de Maria Eunice Moreira sobre historiografia literária, como registro das mutações temporais dos produtos literários, e de Heidrun Olinto para se pensar uma nova escrita da história da literatura. Palavras-chave: recepção – historiografia literária – textualidades – literatura – produções artísticas e culturais
Docente:Marcos Aurélio dos Santos Souza
Título:Performance, Literatura e Música negras nas escolas
Descrição:  As expressões artísticas performática, literária e musical negras constituem uma temática instigante nos estudos da cultura que buscam dar visibilidade aos discursos emergentes de resistência e de subversão às novas e velhas formas segregacionistas das sociedades contemporâneas. Este projeto busca investigar como tais expressões estão presentes na escola públicas e nos projetos implementados por elas, propõe ampliar e enriquecer os debates sobre a lei 10.639, que obriga instituições de ensino a incluiram o ensino da literatura e história africanas e afro-brasileiras, propondo o reconhecimento da relação do literário com outras manifestações artísticos culturais como rap, o slan, o samba, a musicalidade e perfomatividade de origens negra e hibridizadas, em geral, que compõem um repertório de conhecimento de comunidades periféricas, como as situadas na periferia da cidade de Salvador/Bahia, cidade eminentemente negra.           
Docente:Nerivaldo Alves Araújo
Título:Alinhavos de identidades culturais: representações identitárias na poesia e nas narrativas em língua portuguesa e espanhola.
Descrição:  O referido projeto visa dar continuidade aos estudos sobre representações identitárias na poesia e narrativas orais, os quais antes tinham como objeto as narrativas e a poética oral do samba de roda das margens do Velho Chico. Dessa vez, tal pesquisa estende-se às manifestações poéticas e narrativas em língua portuguesa e língua espanhola no veio popular e oral, mas sem desprezar o texto escrito, a literatura tida como “canônica” ou “clássica”. Também serão tomadas como propósito, o estudo das relações entre as manifestações da cultura e da literatura popular em língua portuguesa e espanhola, buscando ressaltar as marcas das identidades culturais, da memória e das tradições que fazem parte desses grupos culturais. Será feito o estudo dos aspectos históricos, culturais e identitários na literatura de língua portuguesa e também espanhola. As expressões poético-narrativas da Península ibérica, desde o período medieval constituirão substancialmente o objeto dessa pesquisa. Para tanto, os cancioneiros, autos, farsas, cantigas e outros gêneros farão parte do acervo a ser pesquisado com o intuito de perceber melhor a constituição identitária da nação portuguesa e espanhola desde a sua formação até os dias atuais, buscando identificar as suas semelhanças e diferenças na formação de suas literaturas e de suas culturas como um todo.          
Docente:Oton Magno Santana dos Santos
Título:Educação Literária como Exercício de Cidadania nos Processos de Ensino-Aprendizagem de Professores e Estudantes da Educação Básica
Descrição:  Este projeto, ora configurado no formato “guarda-chuva”, contempla diferentes projetos de pesquisa em graduação e pós-graduação (strictu e lato-sensu), bem como aquelas de iniciação científica, iniciação à docência e de outras pesquisas com interface em Extensão, orientados pelo proponente. Tendo por fundamentação os pressupostos da Educação Literária, constitui uma derivação dos estudos e pesquisas realizados pelo proponente, ao longo da sua trajetória acadêmica, além dos demais estudos continuados, que procuram investigar as representações de educação literária presentes em escolas estaduais e municipais de Brumado, participantes do Programa de Iniciação à docência 2018/2020. A premissa primária do estudo é compreender quais são os modelos de educação literária adotados/praticados nas escolas, como eles são constituídos, como os seus atores (professores e estudantes) os reconfiguram de acordo às suas expectativas e quais as possíveis contribuições ao processo formativo dos professores e estudantes como cidadãos. Para tanto, este projeto focado na problemática do ensino-aprendizagem da literatura, lança como objetivo investigar a atividade da leitura literária praticada por estudantes e professores em exercício nas interações empreendidas nas diversas práticas de leitura, visando analisar a natureza de suas escolhas e gostos implicados nestas relações e como interferem nos processos de letramento literário e no exercício da cidadania. Esperamos que, em suas considerações finais, as análises realizadas possam fomentar a discussão sobre os modelos de educação literária coexistentes nas escolas participantes desta pesquisa através dos instrumentos de coletas de previamente delimitados. Também esperamos produzir uma proposta de trabalho em conjunto com os professores de língua portuguesa e literatura das escolas participantes da pesquisa, propor a participação da comunidade escolar nos grupos de pesquisa existentes na UNEB de Brumado, produzir proposta de conteúdo programático para os professores participantes levando em conta as necessidades de toda a comunidade escolar percebidas na pesquisa e realizar um seminário de pesquisa, aberto à comunidade, até o final do projeto, para discussão da temática com a apresentação dos resultados alcançados. Como referencial teórico, propomos a História Cultural, a partir dos conceitos de representação e apropriação propostos por Roger Chartier, tendo como suporte estudos relacionados à literatura, ao livro didático, ao letramento literário e à educação literária, especialmente através das pesquisas de autores como Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Bárbara Freitag, Márcia Abreu, Antônio Gomes Batista, Ezequiel Theodoro da Silva, Roxane Rojo, Maria José Coracini, Rildo Cosson, Célia Cassiano e Cyana Lahy-Dios, entre outros.
Docente:Ricardo Oliveira de Freitas
Título:Midiativismo e artivismo em cena: sobre a emergência de produções autóctones em periferias urbanas e (sub) urbanas
Descrição:  O projeto ora apresentado propõe-se a investigar os modos e as formas com que jovens moradores de periferias elaboram iniciativas de ações colaborativas organizadas com base na utilização de mídias digitais, na participação em redes sociais e na exaltação das artisticidades. Analisa ações e inciativas midiartivistas, de midiartivismo, a fim de verificar a importância dos usos artísticosdas tecnologias de informação e comunicação com acesso à Internet para a [re] organização das práticas culturais de grupos juridicamente vulneráveis, seja pelo recorte de raça e etnia, gênero, sexualidade, classe, regionalismos, localismos ou pertencimento religioso, e para a elaboração de ações políticas através da militância artística, assim como, investigar os modos e formas com que alguns grupos e comunidades elaboram iniciativas contra-hegemônicas, de cooperação coletiva, através de ações colaborativas organizadas com base no uso e abuso de expressões artísticas e na utilização de novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), com acesso às redes sociais. Ao reconhecermos que recortes de minoridade (de gênero, de sexualidade, de raça, de classe, de regionalismos, de localismos) contribuem para o alijamento desses grupos, tanto no mundo off-line como entre usuários da Internet, interessa-nos analisar modo com que tais grupos organizam movimentos afirmativos e de representação política, num primeiro momento, através do uso de tecnologias de comunicação e informação e da participação em redes sociais e, logo depois, através de redes colaborativas, que se concretizam através de encontros presenciais off-line. Para análise do fenômeno, tomamos como metodologia a etnografia da comunicação voltada para a Internet e as redes sociais (netnografia), a fim de elaborar um estudo da constituição e organização dessas redes, tanto on-line como off-line. O recorte teórico privilegia os estudos que pensam a comunicação como fenômeno social, para além das suas possibilidades técnicas. Prioriza as reflexões acerca da interseção entre arte, cultura e mídia, das mediações, mais que dos meios, saindo da centralidade da esfera que avalia apenas a mera circulação de informações dos meios comunicacionais, como proposto por Jesus Martin-Barbero. Formas de comunicação contra hegemônica e modos de inserção na esfera pública política também são conceitos fundamentais para desenvolvimento do projeto. Para tanto, utilizamos o proposto por Gramsci, Habermas e John Downing, respectivamente, a fim de analisarmos os modos e formas com que tais grupos elaboram práticas artísticas e culturais, através da organização em rede, tanto virtual como atual, tanto on-line como off-line, criando um tipo de comunicação autóctone, que é sempre inclusiva, popular e comunitária. Integra este Projeto as pesquisadoras Tanya Saunders, da University of Florida, e Célia Regina da Silva, da Universidade Federal do Sudoeste Baiano.
Docente:Sayonara Amaral de Oliveira
Título:Práticas literárias pós-institucionais na contemporaneidade
Descrição:  Em um desdobramento do projeto anterior (A instituição literária no campo cultural contemporâneo), a presente pesquisa parte da constatação de que o campo literário, na atualidade, vem passando por transformações, as quaissinalizam para uma reconfiguração da instituição ?literatura?, que adquire agora uma feição mais expansiva, democrática e alternativa, com a emergência de novas práticas literárias, agenciadas tanto nas redes digitais quanto no circuito do impresso. Nesta próxima etapa de estudos, a pesquisa se concentrará na dimensão pós-institucional de tais práticas, por considerar que elas se organizam à revelia das instâncias mais ortodoxas de legitimação do literário, como a opinião da crítica, o mercado livreiro, o ambiente acadêmico ou o sistema escolar. Na esteira do conceito de literaturas pós-autônomas ? formulado pela crítica argentina Josefina Ludmer em seu texto de título homônimo ?, a expressão ?pós-institucional? é aqui tomada para definir uma condição de relativa exterioridade ao campo instituído da literatura ou, mais precisamente, um movimento de ?saída? do campo, rumo a outras formas de exercício da vida literária em tempos contemporâneos. A partir dessa premissa, o objetivo deste projeto é investigar o modo como ocorre tal gesto de deslocamento, à medida que, na atualidade, experiências envolvendo a literatura passam não somente a ocupar espaços culturais alternativos, bem como a investir em novas maneiras de criar, de consumir e de fazer circular o que é produzido. O corpus de investigação será composto de produções oriundas das mídias digitais e de publicações do chamado mercado editorial independente. O referencial teórico-critico que norteará as reflexões propostas para a pesquisa compreende, majoritariamente, trabalhos de estudiosos que abordam a literatura e as artes em uma perspectiva social e cultural, tais como Pierre Bourdieu, Nèstor G. Canclini, Henry Jenkins, Eneida Maria de Souza, Regina Dalcastagnè, Gilles Lipovetsky, dentre outros.
Docente:Thiago Martins Caldas Prado
Título:Práticas literárias pós-institucionais na contemporaneidade
Descrição:  A pesquisa investiga narrativas científicas ou artísticas que se preocupam em apontar, na contemporaneidade, a ilustração de uma crise (econômica, política, de valores morais, de parâmetros estéticos, etc) com o intuito de reconhecer a importância do uso de estratégias literárias a reforçar o enredo que conta a crise explanada. Analisam-se os discursos contemporâneos sobre crise observando-se figuras de retórica e técnicas dos gêneros literários como recursos a estabelecerem a composição dos argumentos e a ampliarem o poder de persuasão das enunciações. Afirma-se, como hipótese de pesquisa, que os discursos sobre instabilidade apoiam-se em figuras de retórica e demais elementos oriundos de estratégias literárias para arrumar o cenário ideológico de seu autor, e que, nesse aspecto, a compreensão do discurso sobre a crise como um texto literário (ou apoiado por esse) demonstra-se vantajosa para apresentar como se costura o processo argumentativo do autor.

Linha 2 – Linguagens, Discurso e Sociedade

Docente:Aline Silva Gomes
Título:Sociolinguística, Linguística Aplicada e Interfaces
Descrição:  Com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística e da Linguística Aplicada (LA), neste projeto, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia (PPGEL/UNEB), temos como objetivo principal desenvolver pesquisas voltadas para a compreensão, descrição e análise de fenômenos linguísticos bem como dos fatores individuais intervenientes na aquisição/aprendizagem de línguas em diferentes contextos. Os objetivos específicos são: i) desenvolver pesquisas no campo da Sociolinguística, em diferentes vertentes, considerando como objeto de estudo fenômenos presentes no Português Brasileiro (PB) e no Espanhol como Língua Estrangeira (ELE); ii) realizar estudos acerca dos fatores individuais que interferem na aquisição/aprendizagem de línguas estrangeiras; e iii) desenvolver pesquisas visando estabelecer interfaces entre a Sociolinguística e Linguística Aplicada. Desse modo, consideramos que este projeto de pesquisa é relevante por diferentes razões. Em primeiro lugar, julgamos importante investigar a relação entre linguagem esociedade e as manifestações dos fenômenos linguísticos, tanto em comunidades maiores quanto em pequenos grupos socioculturais. De igual modo, observamos que ainda existe uma carência de estudos sistemáticos acerca dos fatores individuais que interferem na aquisição e aprendizagem de línguas. Ressaltamos, ainda, a importância deste trabalho no que tange ao ponto de vista científico, dado que visa contribuir de forma cumulativa para a área da Sociolinguística e da LA. Por último, entendemos que esta produção é significativa não apenas para a área acadêmica e científica em que se insere, mas, principalmente, para a área social, pois tem como propósito ampliar os conhecimentos acerca dos fenômenos linguísticos presentes no Português Brasileiro, em termos estruturais, bem como compreender a relevância dos elementos sociais, culturais e históricos. Ademais, este projeto visa colaborar, de alguma maneira, para a melhoria do processo formativo de aprendentes e de futuros professores de línguas em diferentes contextos educacionais. Serão desenvolvidas pesquisas embasadas em diferentes abordagens, tanto de natureza qualitativa quanto quantitativa. Realizar-se-á estudos no campo da Sociolinguística Laboviana (LABOV, 1972; WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968), Sociolinguística Educacional (BORTONI RICARDO, 2004), Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1994) e trabalhos nos quais se estabelecerá interfaces entre as áreas mencionadas. Aplicaremos diferentes delineamentos, como a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a pesquisa experimental, o estudo de caso; bem como utilizaremos diferentes técnicas, como a aplicação de questionários, entrevistas, gravações de áudios e de vídeo, observação com notas de campo, análise de corpus, narrativas, diários, etc. No que se refere aos procedimentos de tratamento e análise dos dados, as informações levantadas serão apreciadas com o auxílio de programas computacionais — como o Goldvarb X e o Programa R — bem como por intermédio de trabalhos minuciosos de leitura, anotações dos aspectos observados nas amostras e cruzamento de informações. Assim, abarcaremos estudos sobre diferentes variáveis individuais que interferem na aquisição e aprendizagem de línguas. Contudo, nesta proposta, visamos abordar, em especial, os seguintes fatores: Motivação; Estratégias da Aprendizagem; Autonomia na Aprendizagem; Autoestima; Ansiedade; Idade e Atitudes Linguísticas. Os resultados alcançados certamente irão contribuir para os avanços nos estudos na área da Sociolinguística e da Linguística Aplicada, tanto no estado da Bahia quanto em outros contextos nacionais e internacionais. Além disso, acreditamos que este projeto permitirá que estudantes, professores e demais profissionais interessados compreendam, com maior profundidade, diversos temas que fazem parte da agenda de ambos os campos de estudo na atualidade.
Docente:André Luiz Gaspari Madureira
Título:A Argumentação nas Redações Elaboradas em Contextos Avaliativos
Descrição:  Com este projeto de pesquisa se busca analisar os processos argumentativos em funcionamento nos textos solicitados em exames avaliativos. A pesquisa permeia dois domínios: o primeiro é institucional. A partir daí, interessa perceber como a argumentação se desenvolve em meio aos comandos das avaliações de diferentes exames institucionais, como em vestibulares, em concursos públicos e privados e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esse domínio também abre espaço para a verificação dos fatores argumentativos em materiais didático-pedagógicos destinados à Educação Básica. O segundo domínio é individual. Por meio dele as produções dos candidatos recebem atenção especial. Tais produções são consideradas em dois níveis: a) no nível ideal; b) no nível real. No nível ideal são investigadas as propostas de respostas sugeridas em materiais didático-pedagógicos ou em gabaritos de concursos. Já no nível real, consideram-se as produções efetivamente elaboradas por candidatos e disponibilizadas em obras, artigos ou plataformas digitais. A perspectiva de investigação dos processos argumentativos éa retórica. Nesse sentido, recorre-se tanto à retórica aristotélica, quanto à perspectiva mais atual da Nova Retórica, fundamentada por Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. Também são consideradas as contribuições de Dominique Maingueneau, especialmente no que diz respeito ao ethos discursivo. O percurso metodológico se constitui mediante uma abordagem qualitativa, a partir da qual são conduzidas as análises.
 
Docente:Carla Severiano de Carvalho
Título:Estereótipos e Subjetividades na Argumentação dos Discursos Midiáticos Produzidos no Brasil
Descrição:  As mídias e os discursos por elas produzidos são, por definição, instrumentos que exercem a função social de comunicar e transmitir informação em massa. O presente projeto de pesquisa põe em questão essa concepção e, considerando a mídia um importante espaço de poder e manipulação da opinião pública, propõe o estudo da argumentação dos diversos discursos midiáticos produzidos no Brasil, nos quais verifica a presença de estereótipos e como eles manifestam a subjetividade na argumentação desenvolvida para fundamentar os discursos sobre o país nos âmbitos nacional e internacional. Toma-se como base teórica a Nova Retórica (PERELMAN e OLBRECHTS – TYTECA, [1992] 2005) e a análise do discurso francesa (PÊCHEUX, 1969, 1975, 1981, 1982, 1983). A proposta de integração da argumentação retórica à análise do discurso possibilita a compreensão do modo como o discurso midiático nacional funciona e assume certas funções em situação, sob o ponto de vista do dispositivo comunicacional e das técnicas discursivas que permitem fazer aderir a uma posição. Recorre-se, ainda, aos estudos dos estereótipos e dos seus processos de reprodução e superação (LIPPMANN, [1922] 2005; AMOSSY & PIERROT, 1997; CHARAUDEAU, 2007) e das marcas de subjetividade na linguagem (BENVENISTE, 1976; KERBRATORECCHIONI, [1980] 1986, 1997), os quais servem à interpretação e à representação da mídia brasileira, e refletem a tomada de posição do locutor frente aos conteúdos enunciados sobre o país. Diante do grande volume de dados e da necessidade de cruzamento de informações a partir de diferentes bases, a presente pesquisa qualitativa apoia-se no software NVivo 10 para a realização da codificação de dados e para a apresentação e visualização dos resultados obtidos. Com vistas à apresentação de uma teoria fundamentada em dados ou Grounded Theory de perspectiva construtivista (CHARMAZ, 2009) e de um modelo teórico-metodológico para a análise das relações discursivas e sociais dos dados fornecidos pelas comunidades pesquisadas, a investigação alia aos seus aportes teórico´-metodológicos os postulados sobre “processo de midiatização” e a conformação da “sociedade midiatizada”, propostos pelos pesquisadores Gomes (2016), Fausto Neto (2006, 2008, 2016), Verón (1997, 2001) e Sodré (2002). Espera-se, ainda, com o presente projeto de pesquisa promover o cotejo entre produções midiáticas nacionais e internacionais sobre o Brasil e identificar os elementos constitutivos da sua argumentação discursiva, relacionandoos a situações de discurso e interdiscurso composto de ideias e argumentos estereotipados. A divulgação dos seus resultados, por meio eventos e publicações acadêmicas, espera contribuir a promoção de uma perspectiva sociodiscursiva sobre a mídia brasileira e sobre a estereotipia de países pelos meios de comunicação social. Ressalta-se, finalmente, que diante do contexto pandêmico, de suspensão das atividades presenciais, todas as metas e atividades do presente projeto são passíveis de desenvolvimento de forma remota.
 
Docente:Celina Márcia de Souza Abbade
Título:Memória e História: estudos filológicos e lexicais
Descrição:  A proposta maior desse projeto é o de estudar textos que possam promover o resgate histórico e cultural a partir de investigações filológicas e lexicais, assim como resgatar o patrimônio histórico e cultural das cidades baianas a partir do estudo lexical de documentos e textos encontrados em cartórios, fóruns e cooperativas dessas cidades. Visando inserir as pesquisas desenvolvidas no PPGEL/ UNEB voltadas para os estudos lexicais, a partir deste grupo, e divulgá-las para os demais grupos de estudos do léxico, tal projeto se propõe a: realizar estudos lexicológicos em textos literário e não literários, na busca do resgate da história de um povo a partir de seu léxico; desenvolver pesquisas terminológicas; promover estudos onomasiológicos; estudar e aplicar a teoria dos campos lexicais; dentre outro relativos aos estudos lexicais. Atualmente se subdivide em três subprojetos: A TERMINOLOGIA DO ESPIRITISMO que desde 2013 pretende levantar e compreender a terminologia da doutrina espírita a partir da literatura composta pelos cinco livros escritos por Allan Kardec que deram origem a doutrina a fim de organizar um vocabulário de termos espíritas, abrangendo obras espíritas de relevância. ESTUDOS TOPONÍMICOS NA BAHIA que desde 2015 realiza investigação do léxico toponímico em toda a região baiana, a partir de dados históricos, orais ou escritos contemporâneos nas perspectivas sincrônicas e diacrônicas, ultrapassando as contribuições linguísticas, trazendo à tona aspectos históricos, geográficos, culturais e sociais da região baiana a partir de seus topos. Nesses estudos, nosso objetivo maior é iniciar a elaboração do Atlas Toponímico da Bahia, iniciando com a organização de um banco de dados informatizado que possa reunir informações relativas à macro e microtoponímia encontrados nos 417 municípios baianos que constituem o corpus do projeto (ETAPA 1). Mais adiante particrems para as demais etapas: Cartografação e digitalização das cartas toponímicas (ETAPA 2) e Elaboração do Atlas Toponímico, sempre tomando como base o modelo teórico proposto por Dick (1990/1996) (ETAPA 3). BAHIA DETODOS OS PRATOS: PEQUENO DICIONÁRIO DA COZINHA BAIANA, iniciado em 2016 cujo objetivo maior é elaborar um dicionário da cozinha baiana como material didático, instrumento para se ter acesso a termos específicos da Gastronomia local. Espera-se impulsionar conhecimentos acerca do léxico da culinária baiana e, sobretudo, contribuir para a instrumentalização de estudos e aprendizagem do léxico da cozinha da Bahia, bem como da gastronomia e identidade gastronômica baiana. Espera-se, também, ampliar a divulgação da culinária baiana no Brasil e no mundo.
 
Docente:Cristina dos Santos Carvalho
Título:Construções parentéticas epistêmicas em variedades do português: variação e mudança.
Descrição:  Este projeto pretende analisar, sob uma perspectiva sociofuncionalista, parentéticos epistêmicos de base clausalverbais em variedades do português (brasileira, europeia e africanas). O seu foco de atenção recai em construções como eu creio (que), eu acho(que), eu suponho(que), eu penso(que) etc. Para tanto, enquanto um trabalho sociofuncionalista, fundamenta-se nos pressupostos teórico-metodológicos da sociolinguística variacionista ou quantitativa (LABOV, 1983) e do funcionalismo linguístico norte-americano, na linha da gramaticalização (TRAUGOTT, 1997; HOPPER; TRAUGOTT, 2003; BYBEE, 2003, dentre outros) e da abordagem construcional da gramática e mudança linguística (BYBEE, 2010; MARTELOTTA, 2011, TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013, dentre outros). Como amostras, a pesquisa utiliza textos das modalidades falada e escrita de distintas variedades e sincronias do português integrantes do banco de dados do Corpus do Português e Programa de Estudos sobre o Português Popular Falado de Salvador (PEPP).
 
Docente:Elisângela Santana dos Santos
Título:Uma abordagem sociocognitiva dos itens léxicos leitura e escrita em diferentes domínios discursivos e gêneros textuais
Descrição:  O projeto de pesquisa intitulado “A abordagem dos estudos semânticos nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental: reflexões à luz da Linguística Cognitiva” será desenvolvido na Graduação do Curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas do DEDC – campus II, na Universidade do Estado da Bahia. Ao longo da pesquisa, pretende-se averiguar como fenômenos semânticos, a exemplo da polissemia, da ambiguidade e da homonímia, são abordados em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental que foram avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático(PNLD). Almeja-se, sobretudo, descrever, analisar e comparar o enfoque dado a esses temas em diferentes coleções, editoras e séries. Para tanto, visa-se a identificar os pressupostos teóricos empregados nas definições, explicações, atividades e exemplos apresentados no eixo de conhecimentos linguísticos e a propor reflexões sobre os estudos semânticos a partir do que preconiza a Linguística Cognitiva.
 
Docente:Gilberto Nazareno Telles Sobral
Título:Discurso e argumentação: um estudo das relações sociais e as práticas discursivas
Descrição:  Diante da complexidade das relações sociais e considerando que todo ato de linguagem é, implícito ou explicitamente, argumentativo, torna-se improvável um estudo da língua(gem) com um olhar meramente lógico. Neste projeto de pesquisa, objetiva-se o estudo das relações sociais, através do conhecimento de processos argumentativos, ancorados nos pressupostos teóricos do Tratado da Argumentação: a nova retórica, de Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, bem como da análise do ethos discursivo, baseada na proposta de Dominique Maingueneau. Materialidades discursivas diversas serão tomadas como objeto de análise, considerando sua importância na compreensão das relações sociais.
Docente:Lidiane Santos de Lima
Título:Contribuições da Análise de Discurso para Estudos em Comunicação e Mediatização
Descrição:  Com a cultura digital, o novo contexto de mediatização se caracteriza pela revolução do acesso, a aceleração do tempo histórico e uma forma virtual ou simulativa de vida, que supostamente instaura novas modalidades enunciativas. A partir desse cenário, a pesquisa tem por objetivo investigar as potenciais contribuições da análise de discurso para os estudos da comunicação social e da mediatização. Para tanto, possui caráter bibliográfico, mas também aplicado. Revisa a perspectiva teórica da análise de discurso, sobretudo, a partir de M. Pêcheux, E. Orlandi e da sociossemiótica de E. Véron; e dialoga com as ciências da comunicação, principalmente, no que tange às transformações provocadas pelos processos de mediatização e de circulação na sociedade contemporânea. A partir de tal constructo teórico-metodológico, analisa processos de produção de sentido, reconhecimento e circulação discursiva nos domínios dos meios de comunicação social, levando em conta a nova ambiência mediatizada. Palavras-chave: análise de discurso, comunicação, mediatização.
Docente:Marcos Bispo dos Santos
Título:Pragmatismo, Linguagem e Transposição Didática na Base Nacional Comum Curricular
Descrição:  Neste projeto de pesquisa, colocar-se-ão em diálogo duas instâncias da fase externa da transposição didática, a política e a científica, em torno do seguinte problema: como se dá a transposição didática das práticas de linguagem na constituição da disciplina Língua Portuguesa na BNCC. A pesquisa tem como objetivo geral compreender a concepção de didática da linguagem que fundamenta as orientações normativas da BNCC no contexto da pedagogia das competências para elaborar um esboço da didática da Língua Portuguesa. A pesquisa aqui proposta vai-se concentrar na investigação do processo de reelaboração ou construção dos objetos de ensino de linguagem na BNCC. Como vários didaticistas têm destacado, a constituição disciplinar da didática ainda requer “a elaboração de um sistema conceitual e uma reflexão sobre suas relações com as disciplinas de referência (DOLZ, GAGNON e DECÂNDIO, 2014, p. 22), o que obviamente terá impacto em sua metodologia da pesquisa. Como hipótese de pesquisa, na tentativa de elaboração dos contornos gerais de um esboço da didática da Língua Portuguesa, em consonância com a pedagogia das competências, das múltiplas linguagens e das diversas teorias dos letramentos presentes na BNCC, proponho uma concepção de linguagem que pode ser chamada de pragmatismo semiótico-discursivo (PSD). No contexto do PSD, a linguagem deve ser concebida como um sistema semiótico constituído de três dimensões. A primeira contempla seus aspectos materiais (oral ou escrito, multimodal) que a caracteriza como um conjunto estruturado de signos. Essa dimensão é composta pelos níveis fonográfico, lexical e sintático e semiótico. A segunda compõe-se dos níveis nos quais se verifica o funcionamento enunciativo dos anteriores: enunciativo/pragmático, textual e discursivo. A terceira dimensão contempla o plano actancial, ou seja, refere-se às ações dos sujeitos através da linguagem, em contextos específicos da vida social e está diretamente ligada às competências. A identificação desses níveis, ao mesmo tempo em que auxilia na identificação e agrupamento de saberes e competências, fornece uma visão global de como esses saberes se organizam, se relacionam e de onde se originam, ou seja, oferece uma visualização de quais ciências e práticas sociais estão envolvidas em sua reelaboração didática. Essa compreensão é fundamental para que a didática desempenhe suas funções crítica, epistemológica e técnica. Palavras-chave: pragmatismo e linguagem; políticas de ensino de linguagem; didática de línguas.
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Docente:Nilton Milanez
Título:Micro-Histórias da Sexualidade no Brasil: audiovisualidades, corpo e atualidade nos estudos discursivos foucaultianos
Descrição:  Este Projeto de Pesquisa se insere no quadro dos estudos discursivos foucaultianos e visa a investigação do testemunho e dizeres de sujeitos comuns, corriqueiros, cotidianos, constituindo micro-histórias nas audiovisualidades sobre a formação de suas sexualidades. A questão do sexo será tratada sob a égide do dispositivo de sexualidade foucaultiano destacando as relações de poder, hierarquia e escalonamento pelos quais os sujeitos passam a fim de constituir a posição de suas sexualidades no mundo. Em específico, abordaremos uma produção audiovisual brasileira sobre as sexualidades, com o intuito de contemplar canteiros linguísticos, geográficos, históricos, econômicos, políticos, culturais na formação dos discursos. As audiovisualidades dos sujeitos de sexualidade serão observadas enquanto suporte do objeto, marcado por estratégias de se deixar ver por táticas midiáticas nas redes sociais, assim como objeto de discurso, ou seja, o lugar onde as discursividades sobre a sexualidade se materializam. O corpo sexual será tomado em suas configurações em rede, sendo ele encarcerado sob normatizações biopolíticas, sendo ele em processo de exercício libertário dessas normas. Esses eixos de pesquisa entre testemunhos, sexualidade, audiovisualidades serão metodologicamente investigados por meio da seriação e análise das regularidades discursivas, materializadas na formação de séries do discurso das audiovisualidades. Desse modo, o sujeito das audiovisualidades se torna no centro do domínio de atualidade que questiona quemsomos nós, hoje. A partir desses vieses, comporemos um quadro sobre a posição das sexualidades dos sujeitos de nosso presente que atravessa a segunda década dos anos 2020.
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Docente:Pedro Daniel dos Santos Souza
Título:Para uma História Social Linguística do Brasil: Notícias Sobre as Distribuições Demográfico-Linguísticas e as Prevalências e Desaparecimento de Línguas na Capitania da Bahia
Descrição:  Discutindo o enfrentamento à questão histórica do português brasileiro (PB), sem perder de vista que “[…] as histórias que se escrevem são sempre uma história, reconstruída e escrita a partir dos condicionamentos teóricos, metodológicos, empíricos e ideológicos de seus autores”, Mattos e Silva (1998, p. 34) propõe quatro grandes campos de pesquisa que, embora no seu processo de realização possam ser desenvolvidos de forma autônoma, necessariamente se encontram interligados. Para o presente projeto de pesquisa, interessa-nos o campo que se moverá na reconstrução de uma história social linguística do Brasil (MATTOS E SILVA, 1998, p. 40), na medida em que se funda na história social do país, aproximando aqueles que se ocupam da história social da língua dos chamados historiadores tout court. Ainda segundo a autora, essa perspectiva abarcaria dois percursos investigativos: (i) a recuperação da articulação entre os fatos de ocupação territorial, as sucessivas distribuições demográficolinguísticas e as prevalências e desaparecimento das línguas; e (ii) a reconstrução da história da escolarização no Brasil, mais amplamente, a difusão social da escrita. Vislumbramos assim possibilidade da abertura de caminhos para uma melhor compreensão das relações e das tensões entre normas linguísticas socialmente prestigiadas e normas linguísticas socialmente estigmatizadas, além da recuperação de políticas linguísticas implementadas ao longo da história do Brasil, na medida em que prevalências e desaparecimento de línguas estão associados às políticas de sua gestão. Diante desse quadro, podemos atestar a importância de pesquisas que tratem não apenas da história do PB, mas de uma história social linguística do Brasil, haja vista os processos linguageiros aqui havidos antes mesmo da conquista e da colonização da América portuguesa (HOUAISS, [1985] 1992), além das línguas alóctones para cá trazidas ao longo dos séculos da empresa colonizadora, sobretudo de africanos escravizados e, a partir de meados do século XIX, as chamadas línguas de imigração. Sendo assim, o necessário enfrentamento à questão da recuperação da articulação entre os fatos de ocupação territorial, as sucessivas distribuições demográfico-linguísticas e as prevalências e desaparecimento das línguas na América portuguesa e, em particular, na Capitania da Bahia, objeto de nossa pesquisa, passa pelo alegado problema da falta de fontes documentais. Na direção contrária aos que consideram a suposta ausência de fontes um empecilho para trabalhos que se preocupem com uma história social linguística nos séculos de conquista e colonização da América portuguesa, os relatos dos jesuítas, as narrativas dos capuchinhos franceses, entre outras ordens religiosas, as notícias geográficas, as relações históricas, os registros dos cronistas e os roteiros de viagens de funcionários da Coroa portuguesa, entre os quais ouvidores, intendentes e governadores, assim como os diários e itinerários das visitas paroquiais de vários bispos ou seus indicados constituem-se como uma significativa documentação que pode apresentar indícios, enquanto “pistas talvez infinitesimais [que] permitem captar uma realidade mais profunda, de outra forma inatingível” (GINZBURG, [1986] 2011, p. 150), à reconstrução de uma história social linguística do Brasil. Considerando essas questões, nossa proposta de investigação se inscreve no “garimpo” de informações sobre a história social das línguas, especificamente sobre a história social linguística da Capitania da Bahia, em fontes documentais de natureza vária, sejam crônicas, relatos de viajantes e de religiosos, sobretudo da Companhia de Jesus, testemunhos relativos ao processo de gramatização das línguas, assim como oriundas dos agentes oficiais da Coroa portuguesa, com vistas a mapear de forma mais sistemática os processos “linguageiros” testemunhados no espaço tomado como locus da pesquisa e, consequentemente, a permitir uma melhor compreensão e aproximação a uma história social linguística do país de modo mais amplo, uma vez que “muitas histórias têm de ser reconstruídas” (MATTOS E SILVA, 2004, p. 12). Fundamentando-nos na tradição filológica, além do mapeamento dos indícios sobre a história social das línguas na Capitania da Bahia, também realizaremos a edição/transcrição de trechos e/ou de documentos na íntegra, o que permitirá o mapeamento e a sistematização das informações coletadas nos documentos consultados, bem como o acesso por outros pesquisadores. Buscamos, assim, contribuir com as micro-histórias a serem escritas sobre as configurações demográfico-linguísticas da América portuguesa, abrindo vias de aproximação à história social das línguas que constituíam o mosaico multilíngue dos contatos linguísticos nos séculos de conquista e colonização.
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Docente:Norma da Silva Lopes
Título:Variação, mudança e sociohistória do português brasileiro
Descrição:  O projeto Variação, mudança e sociohistória do português brasileiro se insere entre os estudos que buscam o entendimento das particularidades da fala brasileira, em particular da fala baiana. Insere-se no campo da sociolinguística variacionista e tem como objeto de estudo comunidades urbanas e rurais. Pretende também estudar a diversidade do português brasileiro considerando, a questão do contato entre as diversas etnias, no período colonial. Insere-se no campo da sociolinguística e pretende também contribuir para o entendimento da sócio-história do português brasileiro. Dados de diversos acervos serão utilizados: do Programa de Estudos do Português Popular de Salvador, PEPP, do Projeto Norma Urbana Culta 70 e 90, (NURC 70 e 90), do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), dados de Helvécia, Vertentes, dos Tongas, de São Tomé, e acervos menores constituídos para fins de estudos de mestrandos.