Professores Permanentes

ADRIANA DE BORGES GOMES

Doutora em Teoria da Literatura (PUCRS/2014), Mestre em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura (UFBA/2004) e Bacharel em Letras com Língua Estrangeira Espanhol (UFBA/1999). Tem Pós-doutorado em Literaturas Estrangeiras Modernas (UFRGS/2021). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde leciona disciplinas de literaturas em língua espanhola e dedica-se à pesquisa em Estudos Literários e Culturais, Teóricos e Críticos da produção ficcional, poética, teatral, contística e romanesca em literaturas de Língua Espanhola. Presidiu o Seminário ACTUALIDADES DE LE LENGUA DEL QUIJOTE (UNEB/2015). Autora de artigos publicados em Revistas e Periódicos. Autora e organizadora da primeira publicação em livro coletivo dos docentes do Curso de Letras/Língua Espanhola e Literatura DCH-I UNEB, de título "LÍNGUA ESPANHOLA: enfoques didáticos, linguísticos e literários" (2015). Autora do livro “UM TAL MORELLI, COAUTOR DO QUIXOTE: a leitura como poética da escritura” (2020). Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPQ "Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais, Filologia e Acervos de Escritores" –PPGEL - UEFS, "Estudos de produção e recepção em culturas e linguagens" - PPGEL – UNEB e “Letras Hispânicas em Foco” - LEHISP – UNEB. Desenvolve atualmente pesquisa científica com dois projetos, a saber: "A RECEPÇÃO CORTAZARIANA NA LITERATURA HISPANO-AMERICANA; o redimensionamento do espaço crítico-ficcional no romance de Julio Cortázar" e "CULTURA E INTERTEXTOS: metaficção, identidade e recepção em produções contemporâneas hispânicas e latino-americanas".

 

Linha de Pesquisa: 1 - Leitura, Literatura e Cultura

Área de Interesse: Literatura e Cultura; Literatura Comparada; Metaficção e Intertextualidade; Teoria da Literatura; Estudos  sobre Cultura; Literatura e Identidades; Literaturas Hispânicas e Latino-americanas.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/2671657347281782

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0088-4806

E-mail institucional: abgomes@uneb.br

 

ALINE SILVA GOMES

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2018) com período sanduíche na Universidade de Alcalá (Espanha), financiado pela CAPES. Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/2013) e Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (2002) pela mesma instituição. Bacharel (1999) e Licenciada (2012) em Língua Estrangeira Moderna/Espanhol pela UFBA. Professora assistente da UNEB, atuando na graduação e na pós-graduação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL). Membro pesquisador grupos de pesquisa “Fala e Contexto do no Português Brasileiro” (GconPort/UNEB), “A Formação do Professor de Língua Estrangeira” (UNB) e “Emoção e Formação” (UESC). Líder do Grupo de Pesquisa “Letras Hispânicas em Foco” (LEHISP/UNEB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Sociolinguística e Linguística Aplicada ao Ensino-Aprendizagem de Línguas. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: variação e mudança linguísticas, fatores intervenientes na aquisição/aprendizagem de línguas estrangeiras e formação de professores de línguas. Membro da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL) e da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). Articulista do Boletín de Opiniones Iberoamericanas en Educación (Chile).

 

Linha de Pesquisa: 2 – Linguagens, Discurso e Sociedade

Área de Interesse: Sociolinguística; Variação Linguística; Fatores Intervenientes na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras; Formação de Professores de Línguas.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/0447885838092215

E-mail institucional: asgomes@uneb.br

 

ANDRÉ LUIZ GASPARI MADUREIRA

Pós-Doutor pelo Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Portugal). Doutor em Letras. Mestre em Letras e Linguística e Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia. Graduado em Letras pela Universidade Católica do Salvador. Professor Titular de Linguística da Universidade do Estado da Bahia. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens – PPGEL/UNEB. Pesquisador do Grupo de Estudos em Edição e Estudo de Textos. Realiza pesquisas nas áreas de Análise do Discurso, Argumentação, Ensino de Língua Portuguesa e Linguística.

 

Linha de Pesquisa: 2 – Linguagens, Discurso e Sociedade

Área de Interesse: Análise do Discurso, Argumentação; Ensino de Língua Portuguesa e Linguística.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3312685956576170

E-mail: amadureira@uneb.br

CARLA SEVERIANO DE CARVALHO

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Mestra em Estudos de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Língua Espanhola pela Universidade Federal da Bahia. Licenciada em Letras - Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade do Estado da Bahia. É Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - DCH I, Salvador), atuando na graduação (Professora do Curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Espanhola) e na pós-graduação (Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL/UNEB). Realiza pesquisas nas áreas de Argumentação e Análise de Discursos (de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola). É líder do Grupo de Investigação Letras Hispânicas em Foco (LEHISP/UNEB/CNPq) e coordenadora da Linha de Pesquisa Lingua(gem), Texto e Discurso de Língua Espanhola.

 

Linha de Pesquisa: 2 – Linguagens, Discurso e Sociedade

Área de Interesse: Argumentação e Análise de Discursos.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/5178779049867374

E-mail institucional: cseveriano@uneb.br

CARLOS AUGUSTO MAGALHÃES

Licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1982). Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1980). Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília – UnB (1994). Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia – ILUFBA (2003). Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2012). É professor tirular pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na Graduação em Letras do Departamento de Ciências Humanas do Campus I, Salvador. É também Professor Permanente do Mestrado Estudos de Linguagem. Pesquisa principalmente os seguintes temas: cidade moderna, cidade contemporânea, Walter Benjamin, melancolia, alegoria, migrações contemporâneas, exílio de si, violência urbana, subjetividade. Grupo de Pesquisa: Literatura ensino: tecendo identidades, imprimindo leituras.

 

Linha de Pesquisa: 1 - Leitura, Literatura e Cultura

Área de Interesse: Estudos de literatura; Cultura; Identidades.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/5594365012279424

E-mail institucional: cmagalhaes@uneb.br

CELINA MÁRCIA DE SOUZA ABBADE

Doutora e Mestra em Letras pelo Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (2003/ 1998), possuindo Graduação em Letras Vernáculas com Francês pela Universidade Católica do Salvador (1992). Estágio Pós-Doutoral em Estudos de Linguagens pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2016). Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia, atuando no Departamento de Ciências Humanas, Campus I nos cursos de graduação e pós-graduação, fazendo parte do quadro permanente no Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens desta Instituição. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica e Lexicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Filologia Românica, Lexicologia, Campos Lexicais, Terminologia e Onomástica. Membro de diversas Associações como Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), Grupo de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (GTLex/ANPOLL), Círculo Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos (CIFEFIL) e sócia-correspondente da Academia Brasileira de Filologia (ABF). Coordenadora do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL, biênio 2018-2020. Líder do Núcleo de Estudos Lexicais (NEL) cadastrado no CNPQ, coordenando os Projetos: Grupo de Estudos Lexicais e Terminológicos da Bahia (GELTBA) e Atlas Toponímico da Bahia (ATOBAH). 

 

Linha de Pesquisa: 2 – Linguagens, Discurso e Sociedade

Área de Interesse: Linguística Histórica e Lexicologia; Filologia Românica; Lexicologia; Campos Lexicais; Terminologia e Onomástica.

Currículo Lattes (link):  http://lattes.cnpq.br/2057305545842187

E-mail institucional: cabbade@uneb.br

CRISTINA DOS SANTOS CARVALHO

É doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre em Letras e Linguística e graduada em licenciatura e Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, é professora plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na graduação e pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL). Coordena o projeto “Construções parentéticas epistêmicas em variedades do português: variação e mudança” e é membro pesquisador do Grupo de Pesquisa “Fala e Contexto no Português Brasileiro” (GconPort/UNEB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa, desenvolvendo pesquisa nos seguintes temas: variação e mudança linguísticas, funcionalismo, sociofuncionalismo, sentenças complexas, gramaticalização e abordagem construcional da gramática.

 

Linha de Pesquisa: 2 – Linguagens, Discurso e Sociedade

Área de Interesse: Funcionalismo norte-americano; Sociofuncionalismo e Gramaticalização.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/7686080661637664

E-mail institucional: ccarvalho@uneb.br

DANIELA GALDINO NASCIMENTO

Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005). É Professora Assistente B na UNEB, atuando na graduação e pós-graduação em Letras. Docente do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL), UNEB-campus I. Coordenadora do projeto de pesquisa Autoria de Mulheres na Literatura Brasileira: Percursos Transgressores na Poética de Gilka Machado (UNEB/PPG-Programa IC, FAPESB). Atua como orientadora de pesquisas desenvolvidas por estudantes cotistas no Programa Afirmativa UNEB. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa LEALL - Linguagens e Educação: Alfabetização, Leitura, Linguística e Literatura (CNPq/UNEB). Membro NUPELEM - Núcleo de Pesquisa em Literaturas Escritas por Mulheres (CNPq/Universidade Federal do Agres Pernambucano – UFAPE). Membro do Grupo de Pesquisa Memória e Imaginário nas Literaturas Brasileira e Africanas (CNPq/Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE).  Coordenadora do GRUPELE (Grupo de Estudos sobre Literaturas e Etnicidade - UNEB). Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa e suas Literaturas) da Unidade de Educação à Distância - UNEAD/UNEB. Idealizadora e Curadora do Circuito Editorial Profundanças, destinado ao mapeamento e à publicação de escritoras nordestinas e inéditas. É também Poeta, Performer e Produtora Cultural.

Linha de Pesquisa: 1 - Leitura, Literatura e Cultura

Área de Interesse: Literatura Afro-brasileira, Literatura de Autoria de Mulheres, Educação Antirracista

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/8325452533403506

E-mail institucional: dnascimento@uneb.br

ELISÂNGELA SANTANA DOS SANTOS

Doutora em Letras (2011), mestre em Letras (2003), especialista em Língua e Literatura Vernáculas (1999) e graduada em Letras (1995) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente, é Professora Titular do curso de Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, onde também é Professora Permanente da Linha 2 do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL. Desenvolve pesquisas sobre história da língua portuguesa, linguística cognitiva, semântica lexical, polissemia, conceptualização metafórica e/ou metonímica, categorização, multimodalidade e livros didáticos. Organizou coletâneas e escreveu artigos que constam de livros e periódicos. Orienta estudos de Iniciação Científica, bem como de Mestrado e Doutorado.

 

Linha de Pesquisa: 2 – Linguagens, Discurso e Sociedade

Área de Interesse: Linguística Cognitiva; Semântica Cognitiva Sócio-histórica; Sócio-história do Português Brasileiro e Estudos Semântico-lexicais.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/9181473845079796

E-mail institucional: elssantos@uneb.br

 

ELIZABETH GONZAGA DE LIMA

Possui graduação em Letras Vernáculas (1993), especialização em Literatura Brasileira (1995) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Possui Mestrado em Letras (2001) e Doutorado em Teoria e História Literária (2005) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, atuando na área de Literatura e como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB). Realizou Pós-Doutorado (2017) junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no âmbito do Projeto Capes/PROCAD “Escritas contemporâneas: desafios teórico-críticos”. É membro do Grupo de Pesquisa “Estudos de Produção e Recepção em culturas e linguagens” (PPGELCult). Organizou os livros Literatura e Cultura: conversações (Mercado de Letras, 2019), Direitos Humanos, Leitura e Literatura: criar, existir e resistir (Bonecker, 2019); Leitura e Literatura do centro às margens: entre vozes, livros e redes (Pontes Editores, 2016); Modos de ler: oralidades, escritas e mídias (Arte & Letra, 2014); publicou trabalhos em periódicos e em capítulos de livros coletivos. Desenvolve atualmente o projeto de pesquisa “Diálogos entre literatura, tecnologia e artes”, visando investigar produções literárias que estabelecem relações culturais e estéticas com as mídias.

 

Linha de Pesquisa: 1 – Leitura, Literatura e Cultura

Área de Interesse: Literatura Comparada; Literaturas de Língua Portuguesa; Literaturas Indígenas e culturas digitais.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/1592267430900741

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3877-3776

E-mail institucional: eglima@uneb.br

GILBERTO NAZARENO TELLES SOBRAL

 

Pós-Doutor em Estudos Línguísticos, doutor e mestre em Letras e Linguística. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, onde atua como docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/PPGEL/DCH I. Membro do Grupo de Pesquisa “Edição e Estudo de Textos”, desenvolve pesquisas em Análise do Discurso, Discurso e Argumentação e Crítica Textual. Coordenou o Projeto de Pesquisa, financiado pela CAPES, “Linguagem na Cidade: uma fotografia sócio-discursiva de Salvador”. Atualmente coordena o Projeto de Pesquisa “A Construção do Discurso no Espaço Urbano: um estudo das relações sociais e as práticas discursivas”. Organizador de livros com pesquisadores de diversas Instituições, dentre eles, Fenômenos Discursivos: da palavra ao corpo; Estudos de Linguagem: léxico e discurso; Entre a Palavra, o Discurso e o Texto e Linguagem na Cidade: uma fotografia sócio-discursiva de Salvador.

 

Linha de Pesquisa: 2 – Linguagens, Discurso e Sociedade

Área de Interesse: Análise do Discurso; Discurso e Argumentação.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/7536345919376488

E-mail institucional: gsobral@uneb.br

GILDECI DE OLIVEIRA LEITE

Professor de Literatura Brasileira da UNEB com Doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA), Mestrado em Letras e Linguística — Literatura (UFBA), Especialização em Educação (ABEC) e Licenciatura em Letras Vernáculas (UFBA). Desenvolve pesquisas sobre literatura e mitologia afro-brasileira, literatura e identidade cultural, história da literatura baiana e estudos amadianos. É coordenador do grupo de pesquisa CLIC (Crítica Literária e Identidade Cultural) com participação em outros grupos. Tem interesse, também, em investigações voltadas para hemerotecas, com olhares a produções literárias de língua portuguesa. Pesquisa obra de Jorge Amado e de outras autorias baianas. Publica com regularidade em jornais de grande circulação da Bahia, realiza contribuições esporádicas em veículos de comunicação de outros estados brasileiros e fora do país. Escreveu o livro “Jorge Amado: da ancestralidade à representação dos orixás”, dentre diversos artigos científicos, capítulos de livros, artigos de opinião e textos de criação literária em variadas publicações. Organizou as obras “II Webinário Estudos Amadianos: 20 anos de permanência” — oriunda de evento homônimo —, “Vertentes Culturais da Literatura na Bahia”, “Leituras de Letras e Cultura”.

Linha de Pesquisa: 1 - Leitura, Literatura e Cultura

Área de Interesse: Literatura e identidade cultural, mitologia afro-brasileira, história da literatura baiana, literatura brasileira, literatura baiana, estudos amadianos, baianidade.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/0827162842948076

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8571-6064

E-mail institucional: gleite@uneb.br

 

LUCIANA SACRAMENTO MORENO GONÇALVES

Graduada em Letras Vernácula pela Universidade Católica do Salvador (1999), especialista em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2003) e doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem como principais temas de estudos: leitura, experiência literária, formação de leitores, literatura brasileira contemporânea, mais especificamente as adjetivadas como negras e/ou periféricas. Professora Adjunta, é lotada no Departamento de Educação – Campus XIII e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, em regime de dedicação exclusiva. Coordena o Grupo de Estudos “Literatura e Periferia(s)” e é pesquisadora do “Contemporâneos: grupo de pesquisa em literatura brasileira contemporânea”. Coordena a ação extensionista, vinculada à Pró-reitoria de Ações Afirmativas da UNEB, denominada de “Leituras Afirmativas”, que realiza nos espaços socioeducativos formais e não-formais do Centro Histórico de Salvador, círculos de leitura literária a partir da literatura negra de contextos periféricos.  Participa de projetos de produção de livros literários.

 

Linha de Pesquisa: 1 - Leitura, Literatura e Cultura

Área de Interesse: Literatura Brasileira; Literatura Negra; Literatura e Música Periféricas.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/3833587800945065

E-mail institucional: lmoreno@uneb.br

LIDIANE SANTOS DE LIMA PINHEIRO

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, com estágio doutoral na Université Paris X, mestra em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Titular e Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Bacharelado em Relações Públicas da UNEB, onde também é Professora Permanente da Linha 2 do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL). Atualmente, desenvolve pesquisa intitulada “Discurso e Comunicação Organizacional: a transformação da Petrobras” e integra os grupos de pesquisa CEPAD-UFBA (Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia), GPESC-UFRGS (Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação) e Interfaces-UNEB. Autora do livro "A construção do acontecimento histórico: o discurso do jornal O Estado de S. Paulo sobre a Guerra de Canudos e sobre as comemorações do seu centenário" (Salvador: EDUFBA, 2015) e uma das organizadoras do livro “Marca lugar, comunicação e cultura” (Salvador: EDUFBA, 2018).

 

Linha de Pesquisa: 2 - Linguagens, Discurso e Sociedade

Área de Interesse: Análise do Discurso; Estudos de Mídia; Semiótica; Teorias da Comunicação.  

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/4251387066231082

E-mail institucional: lislima@uneb.br

MÁRCIA RIOS DA SILVA

Graduada em Letras (UFBA, 1982), mestrado em Letras e Linguística (UFBA, 1992) e doutorado em Letras (UFBA, 2002). Professora de literatura da UNEB, atua no curso de Letras Vernáculas/Campus I. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/PPGEL, atuou como coordenadora no período de 2006-2010 e 2016-2020. Coordenou o Programa DINTER/Doutorado Interinstitucional/CAPES, em convênio com a PUC-RS/PPGL, de 2010 a 2014. Como membro da equipe Associada (PPGEL), em 2014, coordenou a Escola de Altos Estudos da PUC-Rio (CAPES), tendo como convidado o Prof. Jacques Leenhardt, do CRAL/EHESS/Paris. Coordenou a equipe (PPGEL/UNEB) no Projeto Capes/PROCAD Escritas contemporâneas (2014-2019) com a PUC-Rio, IES promotora, UEFS e PUC-Goiás, associadas. Atuou no Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais: alfabetização e linguagem/MEC/SEB, implantado em 2008, no estado do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando nos seguintes temas: recepção, literatura, biografia, cultura e identidade, literatura e escola e literatura infantil. É líder do Grupo de Pesquisa “Estudo de produção e recepção em culturas e linguagens”, cadastrado no CNPq. Em 2006, publicou o livro O rumor das cartas: um estudo da recepção de Jorge Amado (EDUFBA) e possui uma publicação regular em periódicos qualificados.

 

Linha de Pesquisa: 1 - Leitura, Literatura e Cultura

Área de Interesse: Estudos de literatura e cultura.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/7986926513446718

E-mail institucional: mrsilva@uneb.br

MARCOS AURÉLIO DOS SANTOS SOUZA

Professor Titular da área de Linguagem, do Departamento de Educação e do PPGEL - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, UNEB, campus I, Salvador. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998), mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (2002) e doutorado em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, UFBA (2010). Desenvolve pesquisas nas áreas de literatura brasileira, literatura e educação, música e performance afro-brasileiras, atuando na pesquisa e extensão com os seguintes temas: estudos culturais, identidade nacional e produção artística negra e diaspórica. Lidera o grupo de pesquisa PLIM – “Performance, Literatura e Música Negras” e coordena o projeto de pesquisa “Performance, Literatura e Música Negras na Sala de Aula”. Faz parte do grupo de pesquisa “Estudos de produção e recepção em culturas e linguagens”, no qual desenvolveu a pesquisa “Imagens da nacionalidade: narrativas de Aluísio de Azevedo e Lima Barreto”, já concluída. Escreveu o livro Narrativas da mestiçagem (Editora da UESB, 2012).

 

Linha de Pesquisa: 1 - Leitura, Literatura e Cultura

Área de Interesse: Literatura e Cultura e Literatura e Educação.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/2476381543885778

E-mail institucional: marssouza@uneb.br

MARCOS BISPO DOS SANTOS

Doutor e Mestre em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, da Universidade Federal da Bahia, Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde atua como docente no Colegiado de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - PPGEL. É líder do Grupo de Pesquisa Epistemologias em Didática do Português - EDIPO. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Ciências da linguagem e ensino, Didática da Língua Portuguesa, Políticas de ensino de linguagem e Formação de professores de Língua Portuguesa.

 

Linha de Pesquisa: 2 – Linguagens, Discurso e Sociedade

Área de Interesse: Didática do Português; Políticas de ensino de Linguagem; Formação de professores.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/2770311829245227

E-mail institucional: mabispo@uneb.br

MARIA DA CONCEIÇÃO REIS TEIXEIRA

 

Doutora e Mestra em Letras e Linguística pela UFBA, tem especialização em História da Cultura Afro-Brasileira e em Marketing, Comunicação e Negócio. Licenciada e Bacharel em Letras Vernáculas pela UFBA. Professora Plena, coordenou o Curso Letras, Língua Portuguesa do DCH-I/UNEB (2008-2021). Estuda periódicos baianos, resgatando e editando textos literários e não-literários. Tem interesses em Linguística Histórica, Crítica Textual, Lexicologia, Lexicografia e temas relacionados ao sertão nordestino.  Atualmente, desenvolve projeto de investigação “Representações da cultura baiana em textos literários e não literários: edição e estudo lexicológico”.  Organizou as coletâneas Língua, cultura e sociedade: abordagens filológicas, lexicais e discursivas (EDUNEB), Entre a palavra, o discurso e o texto: caminhos filológicos (Appris), Diferentes perspectivas dos estudos filológicos (Quarteto). Tem diversos textos publicados em periódicos, coletâneas e anais de congressos. Líder do Grupo de Pesquisa “Edição e Estudos de Textos” (Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq). É membro do Núcleo de Estudos Lexicais (NEL).

 

Linha de Pesquisa: 2 – Linguagens, Discurso e Sociedade

Área de Interesse: Linguística Histórica; Crítica Textual; Lexicologia; Lexicografia.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/9718069524723302.

E-mail institucional: mteixeira@uneb.br

 

NERIVALDO ALVES ARAÚJO

Doutor em Literatura e Cultura (Universidade Federal da Bahia - UFBA/2015) com Doutorado Sanduíche na Universidade de Vigo, Galícia, Espanha, tendo bolsa financiada pela CAPES/PDSE. Mestre em Estudo de Linguagens (Universidade do Estado da Bahia - UNEB/2010). Especialista em Planejamento e Práticas de Ensino e em Planejamento e Gestão de Sistemas de Educação a Distância. Graduado em Letras (UNEB/1998). Professor Adjunto (DCH - Campus I – UNEB). Pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Programa de Estudo e Pesquisa da Literatura Popular" - PEPLP - UFBA, "Estudos de produção e recepção em culturas e linguagens" - PPGEL - UNEB e “Letras Hispânicas em Foco” - LEHISP - UNEB. Desenvolve estudos, pesquisas e orientações na área de literatura, cultura popular e afrodescendente com ênfase nas representações das identidades culturais, nos aspectos sócio-históricos e na pluralidade das culturas retratadas por meio dos diversos gêneros do texto literário, tanto em língua portuguesa como em língua espanhola. Coordena o Projeto de Pesquisa “Alinhavos de identidades culturais: representações sócio-culturais e identitárias em literaturas de Língua Portuguesa e Espanhola”. É organizador das coletâneas Vozes, performances e arquivos de saberes (EDUNEB, 2018); As vozes do texto e as múltiplas perspectivas de leitura (EDUFBA, 2018) e Literatura e interfaces: entre o ético, o estético e o político (EDUFBA, 2020). Autor do livro Poética oral do samba de roda das margens do Velho Chico (EDUFBA/2016) e de artigos publicados em Revistas e Periódicos.

 

Linha de Pesquisa: 1 - Leitura, Literatura e Cultura

Área de Interesse: Literatura e Cultura; Poéticas Orais; Textos Populares; Literatura e Cultura Africana e Afrodescendente; Literatura e Identidades.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/3863961611037682

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9423-3603

E-mail institucional: naraujo@uneb.br

NORMA DA SILVA LOPES

 

Mestra em Letras, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutora em Letras pela mesma universidade, com estágio na Universidade de Macau (RAEM/China), pós-doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É pesquisadora da sub-área de Sociolinguística, tendo orientado estudantes de graduação, especialização, mestrado e co-orientado doutorado nos estudos da variação do português brasileiro. Fez parte da constituição do acervo do “Programa de Estudos do Português Popular de Salvador” (PEPP), objeto de estudo em diversas pesquisas de mestrado e doutorado. É professora plena do Colegiado de Letras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB). Desenvolve pesquisa em Sociolinguística, estudos sobre a Variação e Mudança no Português Brasileiro. É líder do Grupo de Pesquisa “Fala e Contexto no Português Brasileiro (GconPort)”, e participante do grupo “Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão” (CE-DOHS/UEFS).

 

Linha de Pesquisa: 2 – Linguagens, Discurso e Sociedade

Área de Interesse: Sociolinguística.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/9488074821600029

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3033-1770

E-mail institucional: nlopes@uneb.br

OTON MAGNO SANTANA DOS SANTOS

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2017), mestre em Letras: Linguagens e Representações (Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, 2010), especialista em Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa (2004) e graduado em Letras com habilitação em Inglês, pela UESC (2000). Líder do grupo de Pesquisa “LEALLL - Linguagens e Educação: Alfabetização, Leitura, Linguística e Literatura” (UNEB). Atualmente é professor de Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia, Campus XX - Brumado, categoria Adjunto, Professor credenciado ao Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) da UNEB, Campus I, Coordenador do PIBID 2020, Núcleo UNEB-Brumado e Assessor da Secretaria de Relações Internacionais da UNEB. Membro do Comitê de Iniciação Científica da UNEB. Autor do Livro Educação literária no Ensino Médio: Percursos Etnográficos (EDUNEB, 2020).

 

Linha de pesquisa: 1 - Leitura, Literatura e Cultura

Área de interesse: Literatura Brasileira, Educação Literária, Formação do Leitor e Livro Didático.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/1727487434803907

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6872-4799

E-mail institucional: omsantos@uneb.br,

PEDRO DANIEL DOS SANTOS SOUZA

Doutor em Língua e Cultura (2019) e Mestre em Letras (2005) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Especialista em Língua Portuguesa: Texto (2001) e Graduado em Letras Vernáculas (1999), pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando como responsável pela Gerência de Apoio à Cultura e às Ciências da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UNEB). Foi Diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XVIII/UNEB-Eunápolis (abril/2008 a junho/2014). Líder do Grupo de Pesquisa Fala e Contexto no Português Brasileiro (GConPort) e Membro dos Grupos Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR) - Subprograma História da Cultura Escrita no Brasil (HISCULTE) - e Projeto VIP: Vilas Indígenas Pombalinas. Atua como um dos coordenadores da Comissão da Área de Linguística Histórica da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística Histórica, Sociolinguística Histórica e História Social da Cultura Escrita no Brasil, sobre os seguintes temas: constituição sócio-histórica da língua portuguesa, sintaxe histórica do português brasileiro, sociolinguística, variação e normas linguísticas, história social linguística do Brasil, contatos linguísticos na América portuguesa, revitalização/retomada de línguas indígenas, história social da cultura escrita e povos indígenas, com ênfase na Bahia.

 

Linha de Pesquisa: 2 – Linguagens, Discurso e Sociedade

Área de Interesse: Sociolinguística Histórica; Sócio-História do Português Brasileiro; História Social da Cultura Escrita.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/1441088776736965

E-mail institucional: pdsouza@uneb.br

RICARDO OLIVEIRA DE FREITAS

Possui Graduação em Artes pela UFRJ (1992), Mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ (1995) e Doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2002). Realizou Pós-Doutorado em Estudos Culturais e Mídia, pelo IACS/UFF, com bolsa CNPq (2003), e em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado em Cultura Contemporânea - PACC/UFRJ, também com bolsa CNPq (2009). É Professor Titular Pleno da UNEB/Campus I, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos das Linguagens - PPGEL/UNEB e do Programa de Pós-Graduação em Letras, Linguagens e Representações/UESC. Coordena o Grupo de Pesquisa “Estudos em Midiativismo e Midialternativas” - GUPEMA. Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em Teorias, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da comunicação, estética e comunicação de massa, estudos culturais, mídia e etnicidade, cultura de minorias, etnografia da comunicação, midiartivismo, midiativismo, ativismo, artivismo, comunicação comunitária. Foi professor pesquisador para Ensino à Distância da UAB / UNEAD / CAPES, Editor da Revista Tabuleiro de Letras, Avaliador Ad Hoc do SINAES - BASis/MEC para Renovação e Reconhecimento de Cursos e Elaborador de Itens do INEP para o ENADE. Compõe a Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação Científico-Tecnológica da FAPESB.

 

Linha de Pesquisa: 1 - Leitura, Literatura e Cultura

Área de Interesse: Teoria da Comunicação; Estudos Culturais; Estudos de Mídia; Cultura Popular; Religiões Afro-Brasileiras; Raça e Etnicidade; Artivismos.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/5195847447332323

E-mail institucional: rofreitas@uneb.br

SAYONARA AMARAL DE OLIVEIRA

Graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1998). Possui Mestrado em Letras (2000) e Doutorado em Letras (2010) pela Universidade Federal da Bahia, na área de Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura. É Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, atuando na área de Literatura e como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB). Realizou Pós-Doutorado (2018) junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no âmbito do Projeto Capes/PROCAD “Escritas contemporâneas: desafios teórico-críticos”. É membro do Grupo de Pesquisa “Estudos de Produção e Recepção em culturas e linguagens” (PPGELCult). Publicou trabalhos em periódicos, em capítulos de livros coletivos, bem como integrou a equipe de tradução do livro Da Diáspora: identidades e mediações culturais, de Stuart Hall, organizado por Liv Sovik (Editora da UFMG, 2003). É autora do livro Aos cuidados de Paulo Coelho.Com: um estudo de recepção nos blogs do escritor (EDUFBA, 2015). Desenvolve atualmente o projeto de pesquisa “Práticas Literárias Pós-Institucionais na Contemporaneidade”, a partir do qual se dedica a estudar formas exemplares da literatura contemporânea, em especial aquelas veiculadas nos circuitos digitais.

 

Linha de Pesquisa: 1 - Leitura, Literatura e Cultura

Área de Interesse: Teoria Literária; Literatura Comparada e Estudos Culturais.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/8522024476041438

E-mail institucional: soliveira@uneb.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7387-0547

THIAGO MARTINS CALDAS PRADO

Membro Correspondente da Academia de Letras de Aracaju, pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio (2019), doutor em Letras pela UFBA (2011), mestre em Letras pela UFBA (2005) e graduado em Letras Vernáculas (licenciatura e bacharelado) pela mesma universidade (2002). Integra a equipe de permanentes do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL-UNEB) e do Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC-UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/LNCC/SENAI-CIMATEC). É membro titular do Comitê Institucional de Iniciação Científica da UNEB. Como poeta, autor de A inutilidade das (p)arcas (FUNCEB, 2002) e de A reutilização das pedras (Editora UFS, 2010); como estudioso da Literatura, autor de Utopia política, vanguarda e ritual (Editora UFS, 2008) e de Deus morto, Deus posto (Editora UFS, 2014). Coordenou a pesquisa “O Romance de Palahniuk como Narrativa Alegórica da Crise Econômica Contemporânea” (2014-2016) e a pesquisa “Análise da Personagem Polônio em William Shakespeare e em John Updike” (2014-2016). Atualmente, desenvolve a pesquisa “Estratégias literárias em discursos contemporâneos sobre crise”. Coordenador da Linha 1 do PPGEL-UNEB: Leitura, Literatura e Identidades. Líder do Grupo de Pesquisa “Estudos Interdisciplinares sobre Contemporaneidades”.

 

Linha de Pesquisa: 1 - Leitura, Literatura e Cultura

Área de Interesse: Literatura Comparada; Teoria da Literatura.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6689195465522389

E-mail Institucional: tprado@uneb.br

VALQUÍRIA CLAUDETE MACHADO BORBA

Graduada em Letras/ Português/Inglês (PUCRS - 1996), especialista em Estudos Avançados em Língua Inglesa (PUCRS - 2002), mestra em Letras (PUCRS - 2005) e doutora em Letras e Linguística (UFAL- 2009). Líder do Grupo de Estudos em Educação e Linguagem - GEEL (Diretório Nacional CNPq). É professora Plena da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Departamento de Educação - Campus I e no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) do DCH - Campus I. Atuou no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS de 2013 a 2018 no DCH do Campus V da UNEB. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, ênfase em Linguística Aplicada à Educação. Entre suas publicações, destacam-se: Nas trilhas do PROFLETRAS: repensando o ensino de língua portuguesa. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 261p., sendo uma das organizadoras; Instrução e produção textual: um estudo com contos de assombração. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2013. v. 01. 194p., autoral; Contribuições para a pesquisa em linguística nas diferentes áreas: partilhando reflexões e resultados. 1. ed. Maceió: Edufal, 2009. v. 1. 198p., em que é uma das organizadoras; Leitura: processos, estratégias e relações. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2007. v. 1. 184p., organizado com Ronei Guaresi.

 

Linha de Pesquisa:2 – Linguagens, Discurso e Sociedade

Área de Interesse: Psicolinguística; Leitura; Escritura; Alfabetização; Processos Cognitivos; Aquisição da Linguagem; EJA; Formação de Professores.

Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/3037018518459819

E-mail institucional: vborba@uneb.br


Professores Colaboradores