INTERCÂMBIOS INTERINSTITUCIONAIS

Desde a sua implantação, o Programa tem proporcionado aos seus docentes e pós-graduandos experiências acadêmicas com outras instituições de ensino e de pesquisa, no intuito de ampliar as oportunidades de uma formação de qualidade distinta e renovadora na produção do conhecimento, na sua difusão e na criação de novas redes acadêmicas de investigação, de modo a contribuir com os desafios contemporâneos de se fazer ciência. Assim, tendo como norte a promoção de diálogos interinstitucionais, o PPGEL busca cruzar múltiplas fronteiras – geográficas, étnicas, culturais, nacionais e internacionais – no campo dos estudos de linguagens, estreitando parcerias interinstitucionais em curso, ampliando acordos de cooperação e acolhendo pós-graduandos e pesquisadores de outras IES e centros de pesquisa nacionais e estrangeiros.

PERFIL DO EGRESSO

O perfil dos egressos de um programa acadêmico é o de um profissional e pesquisador que, a partir dos objetivos propostos pelo Programa, domine criticamente os fundamentos teóricos da área de linguagens, em respostas aos desafios lançados pelas proposições de suas Linhas de Pesquisa. Esse profissional deverá estar apto a dar continuidade às pesquisas e capacitado a atuar no ensino, na Educação Básica ou em nível superior, contribuir com propostas de políticas linguísticas, bem como atuar em esferas distintas do campo literário e cultural. Nesse sentido, visandoa uma formação qualificada de recursos humanos, o egresso deve ser capacitado a: dominar criticamente os pressupostos teórico-metodológicos dos estudos de linguagens, em perspectiva interdisciplinar; contribuir com a proposição de novas questões epistemológicas para a construção de um pensamento crítico inovador nos estudos de linguagens, no contexto institucional, regional e nacional; promover intervenções renovadas e de impacto social no campo da sua atuação profissional, em espaços formais e não formais da educação e formar redes de investigação científicas e acadêmicas com pesquisadores no âmbito da UNEB, dos Programas e IES nacionais e internacionais.

PROCESSO SELETIVO

O processo de seleção pública para Aluno Regular ocorre anualmente, com divulgação através de Edital publicado no Diário Oficial do estado da Bahia e no site do Programa. Para o ingresso nos cursos, exige-se dos candidatos, no ato da inscrição, o diploma de graduação, para o Mestrado, e o diploma de Mestre, para o Doutorado. Os candidatos estrangeiros devem apresentar no ato da inscrição o diploma validado conforme legislação específica do Brasil e o certificado de aprovação no Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS), devendo consultar ainda a Resolução/CONSU/UNEB nº. 1.315/2018, que regulamenta a oferta de vagas e condições para ingresso de alunos estrangeiros nos seus Programas de pós-graduação. Os trabalhos de Conclusão de Curso, teses ou dissertações, deverão ser redigidos em língua portuguesa, de acordo com a norma padrão e as normas vigentes estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT. O Programa realiza também seleção para Aluno Especial, semestralmente, com divulgação em Edital público no Diário Oficial do estado da Bahia.