Intercâmbios institucionais
 

O Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens – PPGEL formalizou 02 modalidades de intercâmbio institucional: o PROCAD e o DINTER, programas da CAPES.

ESCRITAS CONTEMPORÂNEAS: DESAFIOS TEÓRICO-CRÍTICOS – Em andamento – 2014

Descrição: O projeto ESCRITAS CONTEMPORÂNEAS: DESAFIOS TEÓRICO-CRÍTICOS tem como estratégia primordial a constituição de uma rede de interação científico-acadêmica, reunindo o Programa de Pós-Graduação em Literatura, cultura e contemporaneidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IES proponente), o Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (IES Associada I), o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia (IES Associada II), e o Programa de Pós Graduação em Estudos da Literatura da Universidade Estadual de Feira de Santana (Associada III), tendo como alvo final a produção de conhecimento que possa instrumentar pesquisas, práticas críticas e a própria docência no seu confronto com a contemporaneidade, seja no âmbito dos objetos de investigação e ensino seja no âmbito do aparato teórico crítico que sustenta tais investigações e a docência. Ao favorecer estratégias de produção dialogada e solidária de conhecimento inovador, compatível com as demandas da atualidade dos campos literário e cultural, o projeto estará simultaneamente contribuindo para a consolidação de programas de pós-graduação e para a formação de pesquisadores, com ênfase no aperfeiçoamento e na fixação de doutores em instituições das regiões Centro-Oeste e Nordeste, de modo a reduzir distâncias e assimetrias regionais.

PROCAD/PROGRAMA DE COOPERAÇÃO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA/CAPES – Intercâmbio do PPGEL/UNEB com o PPGLL/PUC/RS – O PPGEL obteve a aprovação do projeto de intercâmbio institucional, intitulado “Literatura, memória e história: representações literárias regionais”, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da PUC/RS, em 2008, através do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica-PROCAD, pelo Edital 01/ 2007/CAPES, projeto nº 202/2007, durante 04 anos de vigência (2008-2011). O PROCAD tem por objetivo a “implantação de redes de cooperação acadêmica no país para o fortalecimento de programas de pós-graduação em e/ou disciplinas novas ou em curso, que explorem as vocações e potenciais locais, visando incrementar a mobilidade intra e inter-regional para o fortalecimento e consolidação equilibrada da pós-graduação, além de fortalecer e avançar a pesquisa científica conjunta”. Implantado em 2008, está sob a coordenação geral da Profa. Dra. Ana Maria Lisboa de Melo (PUC-IES Coordenadora Geral) e da Profa. Dra. Verbena Maria Rocha Cordeiro (UNEB-IES ASSOCIADA). Integram a equipe do PPGEL/UNEB 05 docentes da Linha de Pesquisa 1.

DINTER/Doutorado interinstitucional/CAPES – Em 2009, o Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/PPGEL/UNEB, como Instituição Receptora, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Instituição Promotora, obteve aprovação, junto à CAPES, da proposta de Programa de Doutorado Interinstitucional, através do Edital 05/2009 DINTER – Ação Novas Fronteiras. Aprovado em fevereiro de 2010, o curso de doutorado, com oferta de 20 vagas, tem início em julho deste ano. O Programa virá contribuir para o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa, criação e fortalecimento, nas instituições atendidas, de linhas de pesquisas que respondam às necessidades regionais, no surgimento de novas vocações para pesquisa, o que endossa o histórico desta instituição de ensino superior da Bahia, vindo também favorecer parcerias duradouras entre programas de pós-graduação ou grupos de ensino e pesquisa em estágios distintos de desenvolvimento. A Coordenação Acadêmica do Programa DINTER está sob a responsabilidade da Profa. Dra. Vera Teixeira Aguiar/PPGL/PUC/RS e a Coordenação Operacional do Programa, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Márcia Rios da Silva, docente do quadro permanente do PPGEL/UNEB.

O Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens – PPGEL formalizou 02 modalidades de intercâmbio institucional: o PROCAD e o DINTER, programas da CAPES.


Apoio Financeiro

PROAP/CAPES – O Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/PPGEL conta com recursos financeiros do convênio PROAP/Programa de Apoio aos Programas de Pós-Graduação, anualmente. Tais recursos, no valor atual de 20 mil reais, são aplicados para cobrir despesas com os seguintes itens financiáveis: realização de eventos técnico-científicos, participação de professores e discentes em eventos no país, com apresentação de trabalhos, e em pesquisas de campo, participação de professores convidados em bancas de dissertações, produção de material didático-instrucional e publicação de artigos científicos.

O PPGEL conta ainda com o apoio financeiro da UNEB, através do PROPÓS.

PROPÓS/PPG/UNEB – Desde o ano de 2006, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação criou o PROPÓS (Programa de Apoio aos Programas de Pós-Graduação da UNEB), com o objetivo de apoiar os seus programas de pós-graduação na ampliação da infra-estrutura para as atividades de pesquisa do Programa. Dentre os itens financiáveis, destacam-se compra de material bibliográfico, de consumo e permanente; apoio a realização de eventos próprios ou em parceria, apoio a participação de professores e mestrandos em eventos acadêmicos, com a exigência de apresentação de trabalhos; apoio a publicação de livros e periódicos; assinatura de periódicos; outros serviços de pessoa física e pessoa jurídica.